SOS Franciscanos – Baixas temperaturas: Sefras acolhe pessoas em situação de rua nas noites frias

Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, a Ação Social Franciscana abre suas portas em madrugadas de baixa temperatura no centro da cidade.
São Paulo, maio de 2025 – Com a chegada das ondas de frio, a Ação Social Franciscana – Sefras, deu início ao SOS Franciscanos – Baixas Temperaturas, nesta quarta-feira (21). A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) de São Paulo, oferece acolhida noturna para pessoas em situação de rua, com distribuição de refeições, roupas, cobertores e itens de higiene pessoal.
A abertura das casas em noites frias ocorre já há alguns anos, sempre nos meses de outono e inverno, abril a setembro, período que pode ser expandido quando as temperaturas são iguais ou inferiores a 13ºC. Neste ano, a ação será iniciada na Casa Franciscana – Chá do Padre, localizada no Centro de São Paulo, com 70 vagas disponíveis. A organização espera poder levar a operação com mais 70 vagas também para a Casa Franciscana – Cambuci, devido à alta demanda na região central da cidade.
“Uma parte fundamental do trabalho franciscano é acolher quem precisa, como as pessoas que enfrentam frio, fome e exclusão nas ruas. Mesmo que não haja frio, pois as temperaturas estão inconstantes no mundo inteiro, estaremos com nossas portas abertas nestas noites para cuidar de quem nos procura”, afirma o Frei Vagner Sassi, Diretor Presidente do Sefras.
Para qualificar o acolhimento das pessoas que precisam, é possível realizar doações de roupas, cobertores, meias, sapatos e PIX (sefras@sefras.org.br) para a associação.
Serviço
A Casa Franciscana – Chá do Padre está localizada na Rua Riachuelo, 268, na Sé, e funciona todos os dias, das 8h às 20h (exceto durante a Operação Baixas Temperaturas, em que o horário é ampliado). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3105-1623.
Sobre o Sefras
Sefras é uma organização social apartidária e de princípios franciscanos com 25 anos de ação em São Paulo e no Rio de Janeiro. A entidade atende diariamente mais de 4 mil pessoas, combatendo violações de direitos, promovendo a inserção econômica e social de populações extremamente vulneráveis e lutando contra a fome e a desigualdade.