Saúde

Metanol e genética: por que a reação ao veneno varia de pessoa para pessoa

Banner Publicitário

genética tem um papel essencial na forma como o corpo reage a substâncias químicas, inclusive ao metanol, composto altamente tóxico presente em bebidas adulteradas e produtos industriais. Embora o consumo acima do limite tolerável possa causar a morte em algumas pessoas e apenas sintomas leves em outras, parte dessa diferença está nos genes.

Segundo o médico geneticista Salmo Raskin, diretor científico da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), a explicação está nas enzimas responsáveis por metabolizar o metanol:

Banner Publicitário

“Após a ingestão de metanol, o organismo libera enzimas que o transformam em uma substância chamada formaldeído, que depois se transforma em ácido fórmico e, por fim, em gás carbônico e água. A quantidade e a velocidade com que essas enzimas vão realizar esse processo e eliminar o metanol do corpo variam conforme a genética de cada um. Logo, quem possui genes que agilizam a degradação do metanol em gás carbônico e água estará menos sujeito a desenvolver quadros severos em comparação a quem demora, e, por isso, acaba acumulando formaldeído e ácido fórmico, que em altas doses são tóxicos.”

O especialista ressalta que a genética também influencia na resposta ao tratamento:

“Uma pessoa que geneticamente possui uma metabolização mais lenta na primeira etapa da transformação do metanol em formaldeído pode ter mais vantagem com os tratamentos de intoxicação por metanol. Afinal, eles se valem da administração de antídotos como etanol ou fomepizol para inibir a atividade da enzima e interromper a primeira etapa de transformação do metanol em formaldeído, com a intenção de reduzir a formação dos subprodutos tóxicos.”

Para o Dr. Raskin, esse é um exemplo prático de como a medicina genômica de precisão pode fazer diferença também em situações cotidianas e emergenciais, permitindo tratamentos personalizados e mais eficazes.

Imagem da internet

Banner Publicitário

Pró-Beleza News

Repórter | Colunista Especializada em Beleza

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Botão Voltar ao topo