Business

Qual é o melhor investimento para fazer com o 13º salário?

Dinheiro extra que é pago pelas empresas aos funcionários no fim do ano pode ser usado como pontapé para uma aposentadoria tranquila e segura, diz Lucas Rufino

Está chegando a hora de o trabalhador de carteira assinada receber aquele dinheirinho que é o mais desejado do ano: o 13º salário. Mas, calma! Nada de gastar tudo comprando presentes de Natal, pagando viagens caras ou com saidinhas que podem ser substituídas.

É que mesmo que o valor seja – relativamente – baixo, dá para investi-lo e aproveitar muito mais dele daqui a, por exemplo, 12 meses. Quem garante é o especialista e investimentos Lucas Rufino, criador do Simpla Club, uma das maiores casas de análise do Brasil, que faz indicações de investimentos.

“Ter essa mentalidade de que aproveitar um dinheiro extra para começar investimentos já é um grande passo. A maior parte das pessoas ainda usa esse dinheiro mesmo só para festa, presente, viagem… Se você usar esse dinheiro para o futuro, já está saindo na frente”, comemora.

E explica: “Onde investir, depende. Se você não tem nada e nem tinha pensado, antes, em ter alguma coisa, deveria investir em um título de renda fixa. Um bom exemplo é o tesouro direto Selic, que tem renda fixa e variação em cima dessa taxa. O investimento começa com R$ 30, ou seja, todo mundo pode fazer, e é uma reserva que pode ser resgatada a qualquer momento, com rendimento muito melhor que o da poupança”.

Se o caso é de a pessoa já ter alguma experiência no mercado ou noções, o tipo de investimento pode ser para agregar ainda mais rentabilidade ao salário extra pago no fim do ano.

“Se você já possui essa reserva ou ela já está em construção ao longo dos meses pelo seu trabalho mesmo, você pode usar o 13º para diversificar a carteira. Muita gente hoje fala de fazer investimentos para aproveitar a aposentadoria, o que pode ser uma possibilidade mesmo. E aí entram as ações e fundos imobiliários, que podem assegurar uma aposentadoria mais rápida e segura”, termina.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo