Já viu como está a saúde bucal do seu pet?

Conheça mais sobre a doença periodontal, uma doença que afeta a saúde bucal dos pets,

Por Modesto Tofanelo, médico veterinário

A saúde bucal é de extrema importância para a qualidade de vida e bem estar dos cães e gatos. A doença periodontal é uma doença inflamatória crônica multifatorial que afetam as estruturas que sustentam o dente. Diversos fatores estão envolvidos para a sua ocorrência. Pode ser dividida em duas fases, a fase inicial que é reversível, e a gengivite, fase posterior é irreversível. 

Um ponto muito importante em relação a doença periodontal que atinge cerca de 80% dos cães e gatos, é que ela causa um enorme impacto no atendimento clínico de cães e gatos por causarem outras doenças sistêmicas concomitantes como doenças oftálmicas, cardíacas, renais e articulares. 

A doença periodontal é influenciada por fatores ligados ao animal e ao ambiente. Em relação ao animal podemos destacar a idade, genética, raça, sistema imunológico, anatomia dentária e hábitos mastigatórios. Em relação ao ambiente a consistência do alimento e a dieta são os principais envolvidos. 

A medida que os cães e gatos envelhecem ficam mais propensos a desenvolver a doença periodontal. O principal sintoma é a gengivite, que é a inflamação da gengiva, outro sinal característico é a formação da placa de tártaro, que se acumula nos dentes causando o mal hálito e inchaço que se não interrompidos, podem levar à perda do dente. 

Ao levar um cão ou gato com suspeita de doença periodontal ao médico veterinário, serão realizados o exame clínico e exames complementares como o raio x que serve para avaliar com mais clareza o que o exame clínico não aponta. Algumas médicas são necessárias durante o tratamento, como procedimentos odontológicos cirúrgicos, remoção da placa de tártaro, remoção de dentes quando necessário, uso de medicamentos, adequação na alimentação e produtos profiláticos para evitar que a doença tenha reincidência.

Por isso devemos nos atentar sempre a saúde bucal dos nossos pets, e levá-los regularmente ao veterinário, uma boa avaliação feita por um veterinário pode evitar tanto a doença periodontal quanto as doenças sistêmicas que essa patologia pode ocasionar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *