Especialista em transplantes capilares, Dr. Byron José, explica sobre o procedimento
Gasto com transplante e implante de cabelo sobe 60% em um ano
Investimentos em tratamentos capilares, sobretudo aqueles que envolvem transplante e implante de cabelos, estão em alta há algum tempo, mas tiveram um crescimento importante nos três primeiros meses deste ano. Feitos principalmente por homens, os serviços tiveram aumento de 30% nas operações de pagamento realizadas, com alta de 60% no valor transacionado no 1º trimestre.
Para muitos, a calvície pode trazer incômodo, diminui a autoestima e pode causar outros problemas emocionais.
Popularmente conhecida como calvície, a alopecia androgenética é uma doença hereditária que atinge homens e mulheres e que pode levar à perda de grande parte dos fios. Nesse sentido, o transplante capilar é um procedimento que ajuda a reposicionar os fios de maneira natural e estética aumentando a autoestima, principalmente dos homens.
O Médico pós-graduado com especialização em Dermatologia e Tricologia (a ciência que estuda os cabelos), Dr. Byron José, explica que atualmente o procedimento é feito com técnicas modernas que trabalham fio a fio. Ou seja, os folículos onde nascem os cabelos são retirados e implantados nas áreas onde os fios são em menor densidade ou inexistentes. O resultado é um aspecto bem natural e com cicatriz praticamente imperceptível.
“Hoje existem duas técnicas diferentes para transplantes capilares. Na técnica FUT, nós retiramos uma faixa de cabelo e depois separamos cada um dos fios para depois fazer o implante. Já na técnica FUE, retiramos os folículos individualmente para transplantar. Precisamos ter um bom alinhamento com o paciente para definir qual será o procedimento escolhido para o transplante”, detalha o médico.
O transplante capilar é uma cirurgia minimamente invasiva. Mas, como qualquer procedimento cirúrgico, devem ser respeitadas as normas de biossegurança, esterilização e cuidados no pré e pós-operatório.
Em Uberaba, o procedimento é realizado na Clínica Byron, referência na região quando o assunto é Dermatologia e transplantes capilares. “Oferecemos toda a tecnologia e assistência na clínica para fazer o transplante com segurança, obtendo o melhor resultado possível”, contou Dr. Byron.
Geralmente, qualquer pessoa com calvície pode realizar o transplante capilar. Mas, é necessário que o profissional faça a avaliação antes de recomendar o procedimento. “Temos que fazer um diagnóstico preciso para identificar qual é a patologia do paciente antes de recomendar o transplante capilar. Por exemplo, na alopecia cicatricial, a derme não consegue sustentar o folículo. Nesse caso, o transplante não é eficaz”, explica.
Depois do diagnóstico, o profissional precisa avaliar a região doadora e a região receptora. “Temos que determinar se o paciente possui uma cobertura de fios adequada para se realizar o transplante e atender às expectativas do paciente”, conta o expert.
A tecnologia de ponta, conhecimentos técnicos atualizados e o atendimento humanizado fazem toda a diferença no tratamento de pacientes com calvície. A Clínica Byron procura manter o equilíbrio entre esses três pilares para oferecer o melhor acompanhamento aos pacientes.
“Acredito que um bom médico deve ter empatia pelo paciente. É importante saber se colocar no lugar do outro e viver aquele momento junto para colaborar com a sua evolução”, conclui Dr. Byron José.
Abaixo Dr. Byron explica alguns dos tabus sobre Queda de Cabelo
“Se arrancar um cabelo branco, nascem dois no lugar”
Mentira. Se fosse assim, ninguém seria calvo. É o caso, principalmente de quem sofre com canície, que o é embranquecimento dos fios.
“Lavar os cabelos todos os dias apodrece a raiz”
Com certeza não. Afinal de contas, nossa pele é impermeável e a água não chega nem perto do bulbo capilar.
“Posso tomar sol à vontade que não vou ter problemas nos cabelos”
Mentira. Como qualquer órgão do corpo humano, o cabelo também sofre envelhecimento por causa da radiação ultravioleta e dos radicais livres. Portanto, uma boa alimentação e cuidados para proteger os fios é necessário para um cabelo saudável.
“Queda de cabelo é sempre um problema”
Nem sempre. Perdemos de 100 a 150 fios por dia. Essa é uma troca normal que faz parte do ciclo natural do cabelo e os fios que caem serão repostos por novos. Em algumas épocas do ano, como o verão, também é normal que os cabelos caiam mais.
Por isso, temos que avaliar a queda naquele momento para identificar se existe algum problema.
Sobre o Dr. Byron José
Dr. Byron José é graduado em Medicina pela Universidade de Uberaba, pós-graduado em Dermatologia, Medicina Estética e Tricologia pelo Instituto BWS em São Paulo, com Mestrado pela Universidade Federal de Pelotas, Fellow em Dermatologia no Hospital Puerta Del Mar, na Espanha.
Atualmente, Dr. Byron contribui para a formação de novos médicos especialistas, atuando como professor de Dermatologia e Transplantes Capilares nas Faculdades BWS, em São Paulo. O médico também é palestrante em congressos nacionais e internacionais com diversos trabalhos científicos publicados.
Conheça a Clínica Byron
A Clínica Byron é uma clínica multidisciplinar que conta com profissionais nas áreas de Dermatologia, Medicina Estética, Psicologia, Psiquiatria, Cardiologia dentre outras especialidades.
Sua missão é contribuir com a autoestima e bem-estar dos pacientes, proporcionando qualidade de vida por meio de um atendimento humanizado e diferenciado.
Av. Frei Paulino, 364 – Sala 908. Comercial São Lucas – B. Abadia – Uberaba/MG
Telefone: (34) 4102-8080
Whatsapp: (34) 99334-8080
Instagram: @clinicabyron