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RODAS DE HISTÓRIAS – literatura compartilhada, reflexão e novas perspectivas

Encontros online com expectativa de impactar até 2000 crianças e jovens de escolas públicas da cidade de São Paulo 

Em um mundo cada vez mais conectado, a literatura precisa ser colocada de forma compartilhada, interessante, questionadora e em grupo. Não basta ter livros disponíveis pela internet, é preciso uma mediação que proporcione a troca e estimule o aprofundamento de temas e subtextos contidos nos livros de grandes autores. 

Encorajar o diálogo entre texto e mundo contemporâneo é uma importante estratégia para tornar a literatura viva e pulsante no mundo de hoje, principalmente entre estudantes e, essa é a proposta do Rodas de História, um projeto totalmente gratuito e online, realizado pela Secretaria de Cultura de São Paulo por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura que pretende beneficiar escolas e comunidades da cidade de São Paulo incentivando o gosto pela leitura entre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. 

Com duração de 10 meses, os encontros semanais com duração de 50 minutos acontecem no formato de rodas de leituras digitais, mediadas por especialistas com o objetivo de conduzir as crianças pelas obras literárias gerando reflexão, troca de ideias e novas perspectivas sobre  diversos temas como: diversidade, inclusão, meio ambiente e sustentabilidade, formando leitores, cidadãos e futuros agentes de transformação. 

A seleção dos textos a cargo da curadoria literária do projeto selecionou crônicas, contos e livros curtos para estimular a leitura compartilhada, o aprendizado lúdico, o debate e a reflexão sobre o tema escolhido. Obras como “Coisa de índio” de Daniel Munduruku e “Amoras” de Emicida estão entre os livros escolhidos, ao lado das obras de Machado de Assis e Clarice Lispector. 

Com o objetivo de relacionar a literatura a inovação, a abordagem do livro mostra o aspecto inédito e criativo da narrativa do autor, reforçando o valor e a força da obra – que permanece viva e potente ao longo dos tempos.  Através de planos pedagógicos, o professor mediador explora e  estimula a conversa sobre curiosidades, diferencias e as inovações literárias dentro dos contextos históricos. 

A estimativa é que até 2000 mil crianças e jovens sejam impactados diretamente por esse projeto que em janeiro deste ano realizou 6 rodas presenciais para as crianças do Ceu Casa Blanca e Campo Limpo na programação do “Recreio nas férias”, pela Secretaria Municipal de Educação e também nas ONGs Faz e Cedro do Líbano.

Em breve, o Rodas de Histórias lançará um hotsite reunindo todo esse rico conteúdo sobre o universo da leitura como fonte de informação, que ficará disponível para toda a população. 

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