Brasileiro Ivan Perez sai da rotina e parte para Ushuaia, a cidade mais austral do mundo
Ivan Perez de Tatuí-SP para o “fin del mundo”, Ushuaia, Argentina
Serão 33 dias , 14 mil quilômetros e muitas histórias….
O especialista em tecnologia da informação Ivan Perez Civolani, 39 anos, sua esposa Danielle Nogueira e sua mãe Sueli celebrarão o Natal em Buenos Aires e o Réveillon na Patagônia. Em particular, esta viagem percorrerá uma distância de mais de 14 mil quilômetros, em 33 dias.
A ideia surgiu quando Ivan ainda tinha 15 anos. Após a formatura, trabalhou como vendedor da famosa enciclopédia Barsa nos estados do Pará e Amapá. Acostumado a viagens de longa distância, sempre sonhou em viajar de carro até Ushuaia, uma das cidades mais austrais do mundo. Ele já esteve em Machu Picchu, no Peru.
Atravessou a Bolívia através do Lago Titicaca (localizado na fronteira do Peru e da Bolívia, nos Andes) em direção a Machu Picchu e voltou pelo Acre, percorrendo aproximadamente 12 mil quilômetros. Ele já dirigiu um total de 13 mil quilômetros pelo deserto chileno do Atacama e ao longo da costa do Pacífico até Santiago.
Antes de iniciar sua viagem ao Hemisfério Sul, Ivan usou o Google Street View para planejar os detalhes de sua rota e apresentou:
“Fiz toda a viagem no computador, ia de um ponto a outro. Eu sei onde parar para tirar fotos de lugares lindos. Conheço um lugar com uma vista assim… Para cada destino existe uma página de onde ir e onde chegar. Tudo está claro: o que fazer no caminho, onde abastecer. Este é um plano realmente ótimo. “
Compras
Segundo Ivan Perez, ainda é preciso comprar coisas para a viagem.
“Para a viagem, ainda são necessárias várias coisas do Brasil, como um cambau para puxar o carro quando ele parar. Kit de primeiros socorros, triângulos extras, extintores de incêndio, que não são mais essenciais no Brasil, agasalhos, calçados de trekking (Não gosto muito disso, mas é preciso andar alguns lugares para conhecer), mais roupas e acessórios para carro.
Roteiro
A rota começa em Chuí, no Rio Grande do Sul, e segue por via terrestre até Buenos Aires via Fray Bentos (Uruguai). Porque o Buquebus (tipo balsa) é muito caro, custando mais de 2.000 reais de Sacramento a Colônia. (Uruguai) Para Buenos Aires.
A família planeja passar o Natal em Buenos Aires. Depois seguir pela Ruta 3 (estrada do fim do mundo, a cerca de 3.500 quilômetros de Buenos Aires, em direção a Ushuaia.
Ruta 40 – Estrada Mística
A rota de volta passará pela Ruta 40, uma estrada mística conhecida por quem quer ir de Ushuaia ao Alasca de ponta a ponta, e Ivan quer fazer o mesmo.
Saindo de Ushuaia e seguir pela Ruta 40 até Mendonza. Uma das estradas mais bonitas da Argentina. Há trechos considerados os mais bonitos do mundo, passando por El Calafate onde fica a geleira de Perito Moreno, Rota do Sete Lagos entre Bariloche e San Martin de Los Andes, El Chaltéin que é considerado a capital nacional do trekking.
O trio também quer visitar as catedrais de mármores localizadas na Carreteira Austral, disse Ivan.
A viagem vai ser linda do começo ao fim passando por retas intermináveis, vulcões, vales, etc. Ushuaia de carro é o sonho dos que gostam de viajar de carro/moto, considerada a cidade mais austral do mundo (literalmente o fim do mundo). Portanto, não há muito a dizer. Quem gosta de pegar estrada, de viajar deveria ir para a América do Sul. Uma mistura de quatro climas durante todo o ano em um só lugar. Muito bonito.
“Eu irei no verão. Provavelmente vou ver os picos nevados só, não vai ter neve, mas já aconteceram anos de nevar em dezembro lá”.
Portanto, acompanhe a viagem no site: www.ushuaia2023.blogspot.com
Ainda mais, siga o instagram do Ivan Perez: @ivanperezcivolani
Texto: Lourdes Castro – Jornalista – MTB 15521
Finalmente, leiam as matérias abaixo
Dessa forma, veja a respeito de: A 10ª Edição do Troféu Cultural do Estado de SP celebra a diversidade da cultura com a irresistível Feijoada Sebah Vieira
Assim como, veja também a respeito de: Descubra o segredo por trás dos 32 anos de sucesso de Sylvio Rezende no mundo da beleza!
Todavia, veja mais sobre: 74 anos de sabedoria e simpatia: Mamma Bruschetta é um exemplo a ser seguido!
Como também, siga o instagram: @lourdescastrojornalista