Vila Galé finaliza o ano com quase 60 projetos sociais realizados com a comunidade
Cumprindo o compromisso da Vila Galé pelos meios sociais e contribuição solidária, os 10 hotéis da rede realizaram 58 ações sociais ao longo de 2023. As ações aconteceram nas cidades em que as suas unidades estão inseridas, gerando assim transformação e proximidade com a comunidade.
“A Vila Galé possui uma política de Recursos Humanos divididas em oito eixos, sendo que um deles é o retribuir. Não apenas para o colaborador, mas também para a comunidade por meio do programa Vila Galé Solidária. Essas ações envolvem aporte financeiro, serviços, doações e ações de conexão com a comunidade, como festas, convite para que todos possam conhecer os hotéis, entre outros”, afirma a Coordenadora de Treinamento, Desenvolvimento e Seleção, Marina Mendonça.
A coordenadora explica ainda que os colaboradores participam de todas as campanhas, desde a escolha das instituições beneficiadas até as entregas. O hotel que mais promove ações também é reconhecido e premiado na Convenção Anual da empresa.
Entre as instituições beneficiadas ao longo do ano estão o Centro de Apoio a Criança Carente com Câncer Cândida Bermejo Camargo (SP), Abrigo de Idosos São Francisco de Assis (BA), Projeto Criança Feliz (AL) Associação Centro de Ação Comunitária e Filantrópica Zilda Aranha (PE) e Casa Abrigo (RJ).
Os hotéis realizaram ainda festa de Dia das Crianças, Dia de Lazer e Integração nas ruas e instituições, além de doações financeiras para projetos esportivos, compra de itens essenciais, entre outras diversas iniciativas.
Em outubro, a Vila Galé também lançou a revista infantil ‘Feel Júnior’, que será vendida até o final da temporada de verão nos resorts pelo valor de R$ 5. O valor arrecadado também será totalmente destinado para uma associação que desempenha trabalho de assistência às crianças.
Festa para a comunidade de Barra de Santo Antônio (AL) no Dia das Crianças.
Sustentabilidade
O ano de 2023 também foi marcado pelo reforço nas iniciativas sustentáveis e de preservação do Meio Ambiente. Os resorts all inclusive desenvolveram geleias e sucos para aproveitar melhor os alimentos e evitar o desperdício e realizaram campanhas para incentivar o consumo consciente. A utilização de papel nos processos internos foi praticamente extinta – ficando disponível apenas em itens essenciais.
Abóboras foram colhidas fresquinhas no Vila Galé Touros
Os hotéis também cultivam uma horta própria em que os insumos não contêm agrotóxicos e são utilizados nos restaurantes. O Vila Galé Touros, por exemplo, colheu mais de 300 quilos de abóbora do pomar. Maracujá, mandioca, coentro e cebolinha também foram fresquinhos para o prato dos hóspedes.
O Vila Galé Eco Resort do Cabo também possui uma horta pedagógica, com o objetivo de mostrar para as crianças como os alimentos são cultivados até chegar à mesa. São bananas, abóboras, maracujás, pimentas, folhas, ervas e temperos. Por serem orgânicos, as ervas e temperos também são utilizados para chás e para temperar pizzas e massas.
Desde setembro, a Vila Galé também faz parte de um desafio para evitar que 44 toneladas de lixo cheguem aos oceanos. Essa é iniciativa faz parte do desafio K4TO – Winds For Future. O Vila Galé Alagoas, por exemplo, recolheu 3 toneladas de lixo das Praia do Carro Quebrado nas ações realizadas neste ano. Esse lixo chega pelo mar e prejudica os animais marinhos.
Operação Praia Limpa realizada pela Vila Galé
Projetos futuros
Para 2024, a Vila Galé já possui novos projetos para a preservação do planeta e para aproximação dos hóspedes com a causa. Uma das ações é o lançamento de Guias de Fauna e Flora, em que o hóspede poderá conhecer as espécies dos animais e vegetação que podem ser encontrados nos resorts.
“Durante esse ano de 2023, foi feita toda coleta de informações e desenvolvidos os manuais. Simultaneamente ao lançamento, nós vamos colocar placas na praia de conscientização ao turismo sustentável. Mapas da região com atrativos, identificação do bioma e do ecossistema da região. Além de deixar contato de entidades responsáveis para caso o hóspede encontre animais marinhos”, explica o coordenador do projeto, André Gamelas.
Sobre o Grupo Vila Galé
A Vila Galé é a maior rede de Resorts do Brasil e o segundo maior grupo hoteleiro em Portugal. O grupo é composto por diversas sociedades, das quais se destaca, pela sua dimensão e importância, a Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos, S.A.
A rede de hotéis Vila Galé conta atualmente com 42 unidades hoteleiras: 31 em Portugal (Algarve, Beja, Évora, Elvas, Alter do Chão, Oeiras, Cascais, Sintra, Ericeira, Estoril, Lisboa, Coimbra, Serra da Estrela, Porto, Braga, Douro, Açores e Madeira), 10 no Brasil (Rio de Janeiro, Fortaleza, Cumbuco, Salvador, Guarajuba, Pernambuco, Touros, Angra dos Reis, São Paulo e Alagoas) e um em Cuba (Cayo Paredón Grande).
Em 2024, o grupo irá inaugurar o primeiro empreendimento na Espanha, o Vila Galé Isla Canela, e o Vila Galé Figueira da Foz.