Após Chris Martin revelar jejum intermitente, Dra. Juliana Carvalho comenta dieta
A nutricionista Dr. Juliana Carvalho explica como a dieta do vocalista do Coldplay é feita e os benefícios do jejum
Em turnê no Brasil, Chris Martin, vocalista da banda Coldplay, revelou que segue uma dieta polêmica. O nome do método utilizado é ‘One Meal a Day’ (uma refeição por dia, em português), que também é conhecido como pelas siglas OMAD. O praticante desse regime costuma ficar 23 horas de jejum todos os dias, e ao se alimentar é ingerido todas as calorias necessárias do dia apenas em uma janela de uma hora.
A dieta seguida pelo cantor se assemelha com o jejum intermitente. Nele, a pessoa alterna períodos de jejum e janela alimentar. Durante o jejum, só é permitido o consumo de bebidas não calóricas e sem açúcar ou adoçantes, como água, café e chás. Nada que eleve a insulina pode ser consumido. A Dra. Juliana Carvalho, que atua como nutricionista, explica como essa escolha alimentar funciona.
“Durante o jejum, o combustível energético são os corpos cetônicos provenientes das gorduras. Ou seja, é uma estratégia nutricional voltada ao emagrecimento. Porém, o jejum vai muito além do emagrecimento. Ele auxilia na redução de citocinas inflamatórias, eventos oxidativos, auxilia no envelhecimento celular, melhora nossa performance cognitiva e ainda regula níveis de insulina. Ele também é responsável pela biogênese mitocondrial, e o aumento do número de mitocôndrias é super importante, porque é nelas que oxidamos a gordura”, explicou.
A Dra. Juliana Carvalho reforça que são incríveis os resultados do jejum. Quanto à quebra dele, a nutricionista explica que a melhor forma é consumir fontes de alimentos de baixa carga glicêmica. A especialista pontua ainda que o almoço seria uma ótima opção para quebrar jejum, desde que seja um prato rico em gorduras boas, quantidade moderada de proteína, mix de verduras com legumes e um carboidrato complexo.
“Sugiro fazer o jejum intermitente em dias alternados, três vezes por semana. Nosso corpo se adapta se realizamos a mesma estratégia de jejum todos os dias”, concluiu.